Ultimas publicações

TCE-PR mostra baixa transparência na vacinação dos Campos Gerais

Somente oito cidades estão acima da média estadual

Por Leonardo Duarte
Ilustração: TCE-PR

Cidades da região dos Campos Gerais mostram baixa transparência da vacinação contra a covid-19 no Paraná. O levantamento feito pelo Informa, indica que dos 19 municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), apenas oito estão  acima da média do estado de 54,24%. Os dados são de acordo com o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) realizado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR).

A cidade de Arapoti é a única da região com registro de 100% de transparência na vacinação. Tibagi também possui um bom desempenho, com 90% de desempenho. Outros municípios dos Campos Gerais que estão acima da média estadual são Ventania, Palmeira, Sengés, Curiúva, Ivaí, São João do Triunfo e Carambeí.

Ipiranga tem o pior índice de ITP com uma pontuação de 10%, seguido de Ponta Grossa e Piraí do Sul, ambos com 15%. As outras cidades com um mau desempenho na transparência da vacinação são Castro, Ortigueira, Reserva, Imbaú, Telêmaco Borba, Porto Amazonas e Jaguariaíva.

O TCE tem como critérios para a análise: a divulgação do plano de vacinação, informações sobre a imunização, o vacinômetro dos municípios, transparência na quantidade de insumos para a aplicação da vacinação e outros. Cada um desses tópicos possui uma pontuação e uma porcentagem. Segundo o  relatório, vários municípios fizeram ajustes nos portais de transparência para atender aos requerimentos apresentados pelo Tribunal.

No Paraná, 214 cidades estão acima da média estadual e 91 estão abaixo da avaliação de 20%. Em relação às dez maiores cidades do Paraná, Guarapuava tem a avaliação máxima e Ponta Grossa detém a pior. Curitiba obteve 60% na nota de transparência. 

Confira a avaliação de cada município da região:

Fura fila na vacinação

Das cidades dos Campos Gerais, 12 apresentaram registros de denúncias de "fura fila" da vacinação contra a covid-19. Telêmaco Borba e Ponta Grossa são os municípios com mais ocorrências, 12 e 11 respectivamente. Os dados do Portal de Transparência da Secretária de Saúde do Paraná, mostram que Curiúva, Ipiranga, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Tibagi e Ventania não possuem fura filas.

Os canais de denúncias são 0800 041 1113, (42) 3883-4014, pelo e-mail ouvidoria@cge.pr.gov.br ou pelo site da Controladoria Geral do Estado.

Nenhum comentário