Trabalhadores do transporte coletivo de Ponta Grossa entram em greve
Funcionários da empresa que administra o transporte coletivo na cidade não receberam a segunda parcela do salário referente ao mês de fevereiro
Por Emanuelle BenícioFuncionários da empresa que administra o transporte coletivo na cidade não receberam a segunda parcela do salário referente ao mês de fevereiro | Fotografia: Leonardo Duarte |
Depois de 18 dias paralisado, o transporte coletivo de Ponta Grossa volta a funcionar. O decreto nº 18.817, publicado na sexta-feira (2), libera a circulação dos ônibus da Viação Campos Gerais (VCG) no município a partir de hoje, 5 de abril.
A interrupção do transporte coletivo foi definida pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) no dia 16 de março para tentar conter o avanço da covid-19. Segundo o decreto nº 18.765, o transporte coletivo deveria suspender suas atividades até o dia 29 de março.
Com o aumento dos casos, a medida foi prorrogada até 4 de abril. Neste período, a locomoção dos trabalhadores dos serviços essenciais foi realizada pelos empregadores. De acordo com a assessoria da empresa, a vcg está pronta para operar nesta segunda.
Apesar da liberação da circulação dos ônibus, o sindicato dos motoristas, cobradores e funcionários do transporte de Ponta Grossa, o Sintropas-PG decidiu entrar em greve neste dia 5.
A empresa gestora do transporte público, não pagou a segunda parcela do salário referente ao mês de fevereiro. O sindicato informou que enquanto não realizarem o pagamento, os funcionários não irão trabalhar.
A assessoria do Sintropas-PG informou que bloqueios podem ocorrer na garagem da VCG na madrugada desta segunda, como forma de evitar a circulação dos ônibus.
A empresa não quis comentar sobre a greve, mas relata que a situação financeira ficou complicada durante a pandemia da covid-19 e que por isso tem pedido ajuda ao poder público para manter suas atividades.
Nenhum comentário