3,5% da população de Telêmaco Borba já foi vacinada contra a covid-19
Prefeitura decreta novas medidas para o combate do coronavírus
Fotografia: Emanuelle Benício |
Na última atualização de ontem (18), realizada pela Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, a cidade possui 2.853 pessoas imunizadas com a primeira aplicação da vacina contra a covid-19 e 943 com a segunda dose. O total da população que recebeu ao menos a primeira é 3,57%. Um número abaixo do estado que alcançou nesta quinta-feira a média de 4,80% dos paranaenses. A aplicação dos imunizantes depende da distribuição feita pelo governo do Paraná. Nesta quinta (18) a 21º regional recebeu 1.950 doses que foram divididas entre as sete cidades da região.
Telêmaco já usou 89,48% das doses recebidas para aplicar nos grupos prioritários da 1ª fase: pessoas idosas em Instituições de Longa Permanência como asilos, trabalhadores da saúde e idosos acima dos 79 anos. O grupo dos profissionais da saúde é o que tem a maior quantidade de pessoas imunizadas por ser a categoria dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros funcionários que estão na linha de frente do combate a covid-19, ao todo são 1.511 com a primeira dose e 694 com a segunda. A partir de sexta (19), os trabalhadores da área da saúde acima dos 34 anos e que fizeram o cadastro antecipadamente, podem ser vacinados.
Pelos dados do Painel de Controle do Coronavírus no Paraná, organizado pela Secretaria Estadual da Saúde, Telêmaco possui 12 denúncias de cidadãos que furaram a fila para o imunizante contra a covid-19. Todas as ocorrências serão averiguadas e se confirmadas os indivíduos podem ser punidos.
No sábado (20), inicia-se a vacinação para a população a partir dos 77 anos de idade. A aplicação será no formato Drive-Thru das 10h às 16h no Centro de Especialidades (CESPE), antigo PAM. Os idosos acamados e dentro da faixa etária vão receber a dose durante a semana. Aqueles que não puderem comparecer podem ir ao CESPE a partir da segunda-feira (22), entre as 9h e 16h.
Situação da covid-19 em Telêmaco Borba
De acordo com o boletim publicado pela prefeitura nesta quinta-feira (18), o município possui 9.532 testes confirmados e 148 mortes decorrentes da doença, sendo 385 casos ativos de coronavírus. Pelos dados informados, são 73 novos infectados e um óbito nas 24 horas desde a última divulgação.
A ocupação de leitos destinados para a UTI covid-19 está em 80% atualmente. O Hospital Regional atingiu sua capacidade máxima, enquanto que o Instituto Doutor Feitosa possui seis vagas para pacientes que necessitam de atendimento da Unidade de Terapia Intensiva. Já a ocupação para os leitos de enfermaria está com 19 vagas livres e 11 ocupadas.
Nesta quarta-feira (17), a cidade publicou o decreto de número 27242 que prorroga até as 17h do dia 1 de abril as medidas colocadas pelo governo estadual. Além das ações estaduais, Telêmaco Borba determina pelo fechamento da Avenida Horácio Klabin das 7h às 19h e a paralisação do trânsito na Avenida Chanceler Horácio Lafer entre os dias 19 a 21 e 26 a 28. Também é proibido o uso da gratuidade do transporte coletivo pelos idosos acima de 60 anos.
Nenhum comentário