Ultimas publicações

Ponta Grossa: Leitos de UTI mantém 100% de ocupação em abril

Maioria dos pacientes são de fora do município

Por Leonardo Duarte
Hospital Regional dos Campos Gerais possui total de 148  leitos hospitalares, desses 146 estão ocupados | Fotografia: Leonardo Duarte 

O mês de abril alcançou 100% de lotação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da rede pública e privada em Ponta Grossa. Segundo o Boletim Municipal da Covid-19 de ontem (10), a UTI permanece com lotação máxima e os leitos clínicos estão com 57% de ocupação.

O boletim coleta dados da planilha da 3ª Regional da Saúde, contabilizando os espaços presentes nos hospitais Bom Jesus, Hospital Municipal Dr. Amadeu Pupi, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Geral Unimed, Centro Hospitalar São Camilo e Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. No total são 525 leitos clínicos e 85 leitos de UTI na cidade.

Atualmente, 21 pacientes da UTI e 430 dos leitos clínicos são residentes de fora do município. No boletim divulgado ontem foram informados 77 leitos de UTI e 465 leitos clínicos. A infectologista Gabriela Magraf explica que isso ocorre devido à falta de colaboração de isolamento entre as cidades vizinhas de Ponta Grossa. “Uma das características que eu percebo é que só Ponta Grossa fez o Lockdown e todas as outras cidades vizinhas não fizeram. O que a gente vê é muita internação de pacientes de fora do município. Não faz muito sentido fazer um lockdown isolado de uma cidade sem a cooperação das outras, sendo que a cidade é referência e atende todos os outros municípios ao redor”, comenta.

Infografia: Leonardo Duarte

Desde o fim do lockdown no dia 29 de março, só houve redução na ocupação dos leitos clínicos nos hospitais da cidade. Do dia 29 de março a nove de abril a lotação chegou a 39%. Já a Unidade de Terapia Intensiva se manteve em 100%.

Gabriela Magraf explica que isso é resultado da covid tardia. “Quando a gente pensa em vaga de UTI, pensamos numa covid tardia que é depois da segunda semana dos primeiros sintomas. Provavelmente esses pacientes que estão superlotando as UTIs são infecções até de antes do lockdown que ainda permanecem em estado delicado da saúde com internação prolongada, por isso não sentimos a redução de ocupação nesses leitos”.

O perfil das internações dos pacientes da covid-19 se alterou em 2021. Segundo os dados da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, a maioria dos internados são pacientes com idade entre 40 a 69 anos. Em 2020 foram 300 internações pelo coronavírus de pessoas na faixa etária dos 50 anos. Nesse ano foram 407 internações, um aumento de 36%. Os idosos de 80 anos ou mais tiveram redução no internamento de 13%, se comparado ao ano anterior.

Essa mudança é decorrente da vacinação. O vacinômetro de Ponta Grossa mostra que 6.080 idosos com mais de 80 anos já foram vacinados contra a covid-19. No total, 59.652 pessoas receberam ao menos a primeira dose. 

Nenhum comentário