Ultimas publicações

Mundo on-line: os museus dos Campos Gerais

Por Leonardo Duarte

Hoje, 18, é dia Internacional dos Museus. Devido ao distanciamento e isolamento social, muitas pessoas deixaram de frequentar esses locais. Para entreter e levar conhecimento, o Informa fez um compilado de exposições e visitas on-line dos museus da região.

Exposição on-line da arquitetura moderna em Ponta Grossa no site do Museu Campos Gerais
Museu Campos Gerais

- Visões Jornalísticas de uma Cidade em Transformação - A exposição mostra um catálogo de fotografias da Estação Saudades em Ponta Grossa entre os anos de 1999 a 2005 do jornal Diário dos Campos.

- Marcas da Arquitetura Modernista em Ponta Grossa - A exposição digital possui compilado de vídeos no formato 3D da arquitetura modernista em Ponta Grossa. Nos vídeos você pode acompanhar a arquitetura da casa da Família Correia de Sá, Família Gorte, Cine Teatro Pax e outros.

- Visita on-line em 360º da exposição Vilanova Artigas - As imagens do fotografo Celso Magraf mostram as maquetas e as estruturas do arquiteto João Vilanova Artigas. A exposição foi a primeira parceria do Museu Campos Gerais com o Museus Oscas Niemeyer.

- Durante essa semana, o museu apresenta a 19ª Semana Nacional de Museus com transmissão pelo Instagram e também pelo YouTube.


Ponta Grossa - cultura e acervo Casa da Memória


O site da prefeitura reúne a diversificação Cultural de Ponta Grossa. Nele pode conhecer os pontos culturais da cidade, o acervo cultural do município e também a Sala Digital Lúcio Ribeiro com mostras de artistas locais.

 

Visita on-line no formato 360º está disponível no site do Parque Histórico de Carambeí

Parque Histórico de Carambeí


Do dia 18 a 21 de maio o museu terá entradas gratuitas para o público. No parque você pode conferir réplicas de uma colônia holandesa com escola, casas, estação ferroviária, igreja e outros. As visitas devem seguir todos os protocolos de distanciamento com uso de máscara e higienização de mãos com álcool gel. O público também pode conhecer o parque de forma online no formato 360º. No site há outras exposições on-line sobre agronomia, gastronomia e outros assuntos culturais.

 

Museu Histórico de Palmeira


O vídeo feito pela TV Paraná Turismo mostra todo o acervo do museu com a história da participação do Brasil na II Guerra Mundial. O vídeo de fevereiro de 2021, conta a história da casa Solar construída por volta dos anos de 1850, que abrigou importantes famílias de coronéis da região e também serviu de hotel para dom Pedro II. Recentemente o museu passou por restauração no valor de 350 mil reais.

 

Museu Histórico de Tibagi


No vídeo feito pela prefeitura de Tibagi, em 2018, você pode conferir todas as peças que compõe o acervo do museu. No material há armas, jarros de barro, aparelhos antigos de rádio, peças utilizadas em casa durante o séc. XIX e XX, entre outros.

Nenhum comentário