Ultimas publicações

Câmara de Ponta Grossa discute Projeto de Lei para criar "fila da xepa"

O trâmite já foi aprovado por três comissões e não está em regime de urgência

Por Leonardo Duarte
O PL da "fila da xepa não possui data para votação" | Crédito: Câmara Municipal de Ponta Grossa

Projeto de Lei (PL) 140/2021 pode criar uma lista de cadastro para interessados maiores de 18 anos nas sobras das vacinas contra a covid-19 em Ponta Grossa. Chamado de "fila da xepa", a PL deu entrada na Câmara Municipal de Ponta Grossa no dia 30 de junho e despacho na Mesa no dia cinco de julho. Aprovado pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação, de Obras, Serviços Públicos, Trânsito, Transporte, Mobilidade Urbana e Acessibilidade, e de Comissão de Saúde e Ação Social.

O texto informa que a organização da fila de espera fica de responsabilidade do Executivo e público no site oficial da prefeitura. O profissional de saúde deverá por meio de mensagem, ligação ou e-mail contatar com até quatro horas de antecedência a pessoa que está cadastrada. As doses que sobram devem ser aplicadas "conforme o prazo de validade, observando o tempo exigido do fabricante, após a abertura do franco, segundo a bula do imunizante", aponta o PL. Para as vacinas de dose única (no Brasil a única disponível é a Janssen de doação dos Estados Unidos) deverão ser aplicadas em gestantes, pessoas com comorbidades e deficiência.

De autoria dos vereadores Jullio Kuller (MDB) e Ede Pimentel (PSB), justificam a criação do Projeto de Lei para evitar o desperdício de doses. Em Ponta Grossa não há um regulamento oficial de doses remanescentes da vacinação contra a covid. Essas sobras são os restos de doses nos frascos multidoses. A validade depois de aberta a vacina varia pela marca da fabricante. A vacina da Pfizer tem conservação de até seis doses, a CoronaVac de oito horas e a Oxisford/AstraZeneca por até 48 horas.

No Brasil, cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Taubaté e São José dos Campos adoraram a "fila da xepa". Em Ponta Grossa, as doses são direcionadas a profissionais da saúde que perderam a aplicação da vacina por algum motivo. Nos dias de vacinação costumam sobrar até seis doses no município.

Nenhum comentário