80% dos atendimentos do SAMU em Telêmaco são de suspeitas de covid-19
A equipe do SAMU foi um dos primeiros grupos a receber a vacina contra o coronavírus
Por Emanuelle Benício
Em Ponta Grossa um dos principais locais de destino da ambulância é o Hospital Regional dos Campos Gerais, referência para atendimento a covid | Fotografia: Leonardo Duarte |
(Também disponível em áudio pelo Boletim Covid-19, produção do curso de jornalismo na UEPG)
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, presta ajuda a pessoas com suspeita ou confirmação de contágio pela covid-19. Em Telêmaco Borba o grupo é formado por 16 profissionais mais os médicos plantonistas e se encarregam de dar assistência à cidade em plantões de 12 ou 24 horas.
O condutor socorrista e integrante da equipe, Samuel Gomes Maia, menciona que os socorros mais comuns são ligados a crise de ansiedade, seguidos de dispneia. Ele ainda relata que a maioria dos atendimentos são relacionados à covid-19. “Nosso porte básico de vida, são em média 8 a 10 atendimentos por plantão diurno. Destes 10, sete ou oito são covid”, menciona o profissional.
Para os cuidados de pessoas com suspeita ou teste positivo de coronavírus, os profissionais saem da base com todos os equipamentos de segurança: avental, touca, luva e máscara n-95. Após o atendimento, é feita a desinfecção terminal de toda a viatura com álcool e peróxido.
Como atualmente 80% dos atendimentos são relacionados a casos positivos ou suspeitos de coronavírus, Samuel relata a dificuldade emocional de trabalhar durante a pandemia. “Então é muito difícil, porque chega em casa a família quer te abraçar. Filho com saudade. Então, 12 horas de plantão, as vezes 24. Sai de um, vai para outro. Bastante difícil, principalmente na questão emocional”, conta.
A equipe do SAMU foi um dos primeiros grupos a receber a vacina contra a covid-19 em Telêmaco Borba. Por se tratarem de profissionais da saúde que compõem a linha de frente do combate à pandemia, todos já tomaram as duas doses.
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