Vereadores de Ponta Grossa aprovam Kit Covid
A lei agora passa para ser vetado ou sancionado pela prefeita Elizabeth Schmidt (PSD)
Por Leonardo Duarte
Projeto do kit covid foi aprovado hoje pelos vereadores de Ponta Grossa | Fotografia: Leonardo Duarte |
Por 11 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção, a Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou o Kit Covid na tarde de hoje (19). O projeto de lei foi discutido em Regime de Urgência em segunda discussão. Agora o projeto vai ser enviado à prefeita Elizabeth Schmidt(PSD), que poderá aprovar ou vetar.
O presidente da Associação Médica de Ponta Grossa, Francisco Pereira, esteve presente na plenária para esclarecer dúvidas sobre o que é o Kit Covid e quais seus efeitos. Em sua fala, Francisco ressaltou para não politizar a medicação e que não há comprovação científica sobre a medicação como tratamento contra o coronavírus.
Uma das autoras da PL 35/2021, vereadora Missionária Adriana (SD) comentou que a medicação deve ser com prescrição médica. "Cada pessoa tem uma prescrição diferente. A pessoa vai sair com uma prescrição médica e se for o caso da pessoa vai ser prescrito o tratamento precoce", argumenta.
A vereadora Josi do Coletivo do PSOL em sua fala lembrou que o uso do Kit Covid vai contra qualquer orientação mundial. "Um senador na Itália comentou sobre a hidroxicloroquina usada pelo Governo Brasileiro e viramos motivos de gargalhadas de todo o senado. O Brasil está contra o mundo e Ponta Grossa infelizmente segue a mesma linha", relatou.
Instituições como Anvisa, OMS, Associação Pontagrossense de Farmacêuticos (ASPONFAR), FDA dos Estados Unidos e outros não recomendam o uso dos medicamentos que fazem parte do chamado Kit Covid. Os remédios não possuem nenhuma eficácia no tratamento contra o coronavírus e podem gerar riscos à saúde.
A ASPONFAR e a UEPG se posicionaram contra o uso. Em uma publicação, a UEPG alerta os efeitos colaterais do uso desses medicamentos. A hidroxicloroquina causa o agravamento da covid-19 e arritmia cardíaca. A ivermectina causa lesões renais, depressão no sistema nervoso e também hepatite medicamentosa.
Confira como votou cada vereador:
- Favoráveis: Daniel Milla (PSD), Divo (PSD), Felipe Chociai (PV), Felipe Passos (PSDB), Ede Pimentel (PSB), Jairton da Farmácia (DEM), Leandro Bianco (Republicanos), Léo Farmacêutico (PV), Pastor Ezequiel (Avante), Missionária Adriana (SD), Paulo Balansin (PSD).
- Contrários: Josi do Coletivo (PSOL), Geraldo Stocco (PSB), Izaias Salustiano (PSB), Joce Canto (PSC), Julio Kuller (MDB)
- Abstenção: Dr. Erick (PSDB)
Nenhum comentário