Ultimas publicações

24 de fevereiro de 1932, a conquista do voto feminino

 Por Leonardo Duarte

Infografia: Emanuelle Benício

No dia 24 de fevereiro de 1932, Getúlio Vargas decretou o voto feminino, mas não foi aí que a primeira mulher votou. Celina Guimarães, em 1927 no Rio Grande do Norte, deu o primeiro voto não só do Brasil, mas da América Latina. Naquela época, a Lei Estadual nº 660 tornou o voto igual para todos independente de sexo, porém o Senado do país acabou anulando a determinação do RN.

As discussões do voto feminino no país começaram no Brasil Império, na Constituição de 1824. Embora não deixasse claro o papel do sexo dentro da política no país e nem como exercer. Em 1881, durante o Período de Regência, a Assembleia Geral Legislativa reorganizou o sistema eleitoral e os deputados José Bonifácio de Andrada e Silva e Manuel Alves Branco propuseram dar direitos as mulheres, porém foi rejeitado.

A primeira prefeita eleita no país foi Alzira Soriano em Lajes, no Rio Grande do Norte, com 60% dos votos em 1929. O Período de transição do Governo Vargas na década de 30 fez com que Alzira desistisse da prefeitura por não apoiar o presidente. Em 1932, Bertha Lutz fez parte da comissão de Constituição,  junto com Natércia da Cunha Silveira. Somente nas Constituição de 1934, as mulheres adquiriram direitos para votar, embora apenas aquelas que tivessem emprego remunerado pudesse ir às urnas. Bertha foi eleita a primeira deputada da Câmara em 1936.

Na Constituição de 1949, as coisas mudaram e toda mulher alfabetizada e com idade igual ou superior a 18 anos passou a finalmente ter esse direito. A primeira e única presidenta do país foi eleita em 2009, Dilma Rousseff assumiu duas vezes o cargo, porém em 2016 sofreu um impeachment enquanto estava no segundo mandato.

Eleições 2020 é marcada pela presença feminina nos Campos Gerais

Nos Campos Gerais em 2020, as mulheres eleitas subiram de 26 para 29 entre as funções de prefeita, vice-prefeita e vereadoras. As cidades de Carambeí, Imbaú, Jaguariaíva e Ponta grossa elegeram mulheres para assumir a prefeitura. Já para o cargo de vice, três candidatas foram eleitas.

Carambeí foi a cidade com mais mulheres disputando, eram 3, que resultou na vitória de Elisangela Pedroso (PSB) com 45,07% dos votos válidos. 

Já Ponta Grossa foi o único lugar do país com um segundo turno entre duas mulheres disputando o mais alto cargo da administração municipal. No fim, professora Elizabeth (PSD) foi eleita a primeira prefeita da cidade.

Dos 200 vereadores eleitos nos Campos Gerais, somente 22 eram do sexo feminino. Os municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Palmeira e São João do Triunfo não elegeram nenhuma vereadora. Ponta Grossa e Imbaú são as únicas com três mulheres na função.

Nenhum comentário