Escolas públicas do ensino médio da região alcançam nota estimada do IDEB
Nem todas as cidades atingem metas projetadas para 5º e 9º anos do ensino fundamental das escolas públicas.
Por Emanuelle Soares
Infografia: Emanuelle Soares |
Diferente do Paraná que não superou a meta para o 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas em 2019, todas as cidades da região dos Campos Gerais alcançaram nota igual ou superior a estimado para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano passado. O número ainda é abaixo da nota dos colégios particulares estaduais e brasileiras, porém em comparação ao ensino público do Brasil apenas duas cidades estão abaixo. A cidade Sengés possui a melhor avaliação com 4.4 e o município de Tibagi tem a pior com 3.8. Não foi divulgado a média das escolas particulares da região.
Infografia: Emanuelle Soares |
Infografia: Emanuelle Soares |
Quanto aos anos iniciais do Ensino Fundamental (4ª série ou 5º ano), a melhor nota é do município de Castro, nota igual a média das escolas particulares do Paraná e maior que a do Brasil. O município de Imbaú tem a pior avaliação com 5.0, uma diferença grande em relação ao primeiro colocado.
Os números foram divulgados ontem, dia 15 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice é importante para o acompanhamento da evolução da educação básica que tem o objetivo de alcançar a média 6, valor correspondente a educação de países desenvolvidos.
A região apresentada como Campos Gerais corresponde as cidades da Associação dos Municípios dos Campos Gerais.
Nenhum comentário